CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

terça-feira

QUINTANA VIVE NAS POESIAS IMITANDO PASSARINHOS


"...Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades, às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim...e que valeu a pena....”
Adriana Britto


Há exatos 15 anos morria o nosso poetinha, em Porto Alegre, aos 87 anos.

"Eu fui um menino por trás de uma vidraça, nasci no ano da descoberta do gás neon."

Morreu de problemas cardiacos e respiratórios agravados pelo hábito de fumar.Deixou escritos 56 livros entre os seus e as traduções.

"Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo. Nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão".

Quintana dizia que quando morresse, "levaria junto apenas as madrugadas, pôr-de-sóis, algum luar, asas em bando, mais o rir das primeiras namoradas".
"Érico Veríssimo deixou o seguinte comentário sobre o amigo:""Vou revelar a vocês um segredo: descobri outro dia que o Quintana, na verdade, é um anjo disfarçado de homem. Às vezes,quando ele se descuida ao vestir o casado, suas asas ficam de fora".

BERNARDO

2 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Quinze anos sem Quintana! Eu não poderia deixar de vir ao teu blog marcar esta data tão significativa, principalmente para nós, gaúchos, e agradecer teu trabalho.

O ‘poeta das coisas simples’, carinhosamente chamado, não foi só poeta. Traduziu mais de cem clássicos ingleses e franceses. Sabes, e com muita propriedade, o tanto que as poesias do poeta falam e tocam de uma maneira diferente.

Cada poeta é único e Quintana por ter tido muito humor em sua vida, e de não gostar muito de fricotes falsos ao seu redor, tornou-se tão curioso e tão amado como seus poemas.

Teu blog, que fala de A a Z de Quintana, tem toda a admiração e o agradecimento dos gaúchos que o freqüentam.

Um abraço
Tais luso

ulisse40 disse...

Bernardo,
"Quero um dia..." nao é de Quintana, mas de Adriana Britto!
olha:
http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx?uid=5906650836068853818