CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

quinta-feira

O TEMPO PARA MARIO QUINTANA

Ah se eu pudesse jogar-me às águas que já passaram! - Foto Liane Neves

Nada é mais intrigante do que o tempo. "O tempo é a minha matéria", dizia Drummond.O tempo é a matéria de todos os poetas, o tempo no qual nos defazemos...ah senhor absoluto da existência. " Ah se eu pudesse jogar-me nas águas que já passaram"  diz Quintana em CANÇÃO DO FUNDO DO TEMPO, mas sabe muito bem o poeta que "ninguém quebra a lei do tempo". Ele é Deus absoluto... o único criador e destruidor de matéria e vida.

CANÇÃO DO FUNDO DO TEMPO

Longe andava meu olhar.
Longe andava...
Creio que jamais te vi...
Linda corça enrodilhada
À espera do sacrifício.
Parece que te vejo agora
Só agora!
Levemente desenhada
Nós móveis biombos do tempo
Feitos de água e de gaze...
Ah! Se eu pudesse jogar-me às águas que já passaram,
Decerto que morreria
Ou ficaria mais louco
Do que os anjos rebelados:
Ninguém quebra a lei do tempo,
Basta os cabelos de mortos
Que se enroscam em meus dedos,
Basta as vozes tão amadas
Que me chamam de tão longe...
Ah! Decerto que eu morreria,
Se é que já não morri!
Longe andava o meu olhar.
Longe andava...
Por trás dos muros do tempo,
As pessoas que eu amava
Amaram-se entre si.

ESCONDERIJOS DO TEMPO

Pela corola do gramofone
O Caruso cantava “Uma Furtiva Lagrima”
E ninguém levava a mal aquele tom fanhoso,
Talvez porque todo mundo sabia que ele
Já estava morto
Se alguém espiasse pela goela do gramofone,
Poderia ver como era o Outro Mundo
Mas ninguém olhava porque devia ser muito,
Muito longe
A ponto de estragar o som daquela maneira.
E o pobre Caruso cantava que te cantava afogado
Pelas águas do tempo
E por isso a sua voz era muito mais pungente
Não é brinquedo estar morto e continuar cantando.
Caruso, eu estou pensando essas coisas não aqui e agora
Mas naquele Café que tu sabes, lá por volta de 1923..
Também não é brinquedo continuar vivo e ficar
Falando para o que passou!

Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Pois é, Bernardo, ia pegar Quintana para dar continuação nos poemas sobre o tempo... Sabia que vinhas a mil com Quintana! Linda estas.

Mas continuei procurando... e postarei. Mais um tempo!

bjs
tais