CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

segunda-feira

A CASA FANTASMA


O maravilhoso espanto de viver por um só instante (in Apontamentos de História Sobrenatural, 1976) em sua pobre eternidade, os deuses desconhecem o preço único do instante... (in Baú de Espantos, 1986)

A CASA FANTASMA

A casa está morta?
Não: a casa é um fantasma,
um fantasma que sonha
com a sua porta de pesada aldrava,
com seus intermináveis corredores
que saíam a explorar no escuro os mistérios da noite
e que as luzes, por vezes,
enchiam de um lívido assombro...
Sim!
Agora
a casa está sonhando
com o seu pátio de meninos pássaros.
A casa escuta...Meu Deus! A casa está louca, ela não sabe
que em seu lugar se ergue um monstro de cimento e aço:
há sempre uma cidade dentro da outra
e esse eterno desentendimento entre o Espaço e o Tempo.
Casa que teimas em existir
a coitadinha da velha casa!
Eu também não consegui nunca afugentar meus pássaros

In: Baú de Espantos

Um comentário:

Anônimo disse...

Mário Quintana eu adorei "A casa fantasma" eu tenho 13 anos e nuca vi esse poema em nenhum livro, fique surpreendido por ser tão sublime.