CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

quarta-feira

QUINTANA SONHAVA EM ALFABETIZAR FUTUROS POETAS


Este Blog com sua pretensão de apresentar Mario Quintana em todas as suas facetas não poderia esquecer a literatura infantil. Foi grande, imensa, a contribuição de Quintana nessa área.


O Batalhão das Letras é num primeiro olhar uma cartilha. Mas o nosso poeta não se propôs a simplesmente criar uma cartilha, sua visão foi muito mais além. Que tal alfabetizar e ao mesmo tempo formar poetinhas? Sim esse é o objetivo de “O Batalhão das Letras” apresentar o alfabeto propondo às crianças que aprendam a ler, escrever e fazer poesia e para fazer poesia nada como ser alfabetizado com poesias.Temos que ter em mente que a obra foi publicada em 1948, quando o ensino ainda era terrivelmente tradicional. Em 1948 também começou a ser usada a cartilha da educadora Branca Alves de Lima, “Caminho Suave” que ficou quase 50 anos no catálogo do Mec. Basta comparar “Caminho Suave” com “O Batalhão das Letras” para percebermos a tremenda distância entre as duas. Se Caminho Suave era revolucionária, O Batalhão das Letras era em dobro. Alfabetizar por versos, aprendendo as primeiras rimas junto com as primeiras letras, as primeiras construções poéticas, era duplamente revolucionário. Essa é mais uma prova da grandeza de nosso poeta, de sua visão pedagógica e de seu amor pela poesia.

Abaixo algumas letras apresentadas na obra “O Batalhão das Letras” lançado em 1948 pela Editora Globo. Para ver as imagens ampliadas e ler os poeminhas clique sobre cada uma delas.














3 comentários:

Quintana é para sempre disse...

Amei esta postagem.
Valeu!
Bjs.
Estela

Tais Luso de Carvalho disse...

Ótimo, Bernardo!
Apenas complementando sobre esse lindo trabalho de Quintana, foi lançado hoje o ‘Braille Quintana’ –coleção do poeta para a infância. A coleção vem em braille, ilustrada e musicada por grandes nomes regionais. Os livros vêm acompanhados de CDs para mais de 46 mil jovens com deficiência visual. Lindo trabalho.

Bjs
Tais luso

Anônimo disse...

amei tudo que tem nesse site!!


gostei de todas as poesias...


o cara e massa** bjs.